AVCB o que é?
O significado da sigla AVCB é Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
O AVCB é um documento fornecido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, depois que a edificação é inspecionada e considerada em conformidade com as exigências da legislação quanto a prevenção e combate a incêndio.
O objetivo básico de um sistema contra incêndio é a preservação da vida e em seguida o patrimônio material.
As empresas e condomínios que obtém o AVCB podem pleitear descontos nas taxas de seguros pois comprovam estar com instalações mais seguras do que as outras. Por outro lado, se ocorrer um sinistro e o local não estiver com o AVCB em dia, as seguradoras “criam” caso para pagar a indenização.
As prefeituras dos municípios exigem a apresentação do AVCB para a concessão do “Habite-se” das edificações que estejam enquadradas na legislação citada anteriormente.
O combate a incêndios deve começar na planta de construção do edifício, pois existem diversas providências que devem ser tomadas durante essa fase. Uma das mais importantes é a parte das escadas e patamares. Frequentemente o pessoal técnico das construtoras se vê apreensivo por causa de escadas que não tem a largura padrão, ou os degraus que estão fora da especificação, etc.
Outra situação que ocorre é quando se faz necessário a instalação de hidrantes, mas o prédio já está com acabamento, por exemplo: gesso, pintura, revestimentos em pisos e paredes, etc. Uma situação assim, praticamente impossibilita que se instale a tubulação “escondida” sem demolir o que já está feito. Então, fica o conflito entre a estética e o prejuízo de quebrar o que está feito.
Esses são problemas completamente evitáveis se receberem atenção durante o projeto e a construção.
– Relativas a proteção da vida e integridade das pessoas:
Instalação de escadas e patamares com corrimão e guarda corpos dentro das normas, portas corta-fogo, coluna de ventilação, portas com barra anti-pânico, piso anti-derrapante e iluminação de emergência. A iluminação de emergência também deve estar presente nos cômodos da edificação e as luminárias devem ser instaladas de forma a prover o aclaramento do ambiente, bem como a sinalização da rota de fuga do prédio. Elas devem acender automaticamente em caso de falta de energia.
Outro item que se aplica a defesa das pessoas e do patrimônio é o Sistema de Proteção Contra as Descargas Atmosféricas (raios) e que é conhecido como SPDA.
– Relativas a instalação de equipamentos de combate ao fogo:
Instalação de extintores, hidrantes, sprinklers, detectores de fumaça / temperatura, acionadores manuais de alarme e de bomba d`água (quando a rede não é pressurizada). Encaixa-se nesse item a formação e o treinamento das pessoas componentes da brigada de incêndio. Essa é uma providência muito importante porque são essas pessoas que iniciarão o combate as chamas enquanto os bombeiros estão a caminho.
– Relativas a prevenção de incêndios:
Uso de material anti-chama na fiação elétrica e de revestimento (divisórias, forros, etc.) e a segurança das instalações de armazenamento de gases e combustíveis.
Cada tipo de construção requer um tipo de instalação e o projeto é definido sempre considerando a área e o uso que se fará da edificação.
Todas as providências são planejadas e executadas com base no projeto que deve ser previamente analisado e aprovado pela equipe técnica do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
A comprovação de que o sistema foi instalado em conformidade com o projeto, é atestada através da ART (anotação de responsabilidade técnica) e laudos emitidos pelos profissionais habilitados.
form